12 de janeiro de 2015

O maior mistério da história aeroespacial - O mistério dos 3 astronautas soviéticos que aterrissaram mortos e sorrindo


A primeira missão espacial tripulada se chamou Soyuz XI, que habitou uma estação espacial. Foi lançada no dia 6 de julho de 1971,com retorno no dia 29 do mesmo mês, superando o recorde de permanência no espaço. No retorno, a nave colocou o sistema automático de aterrissagem, confortando os engenheiros na base terrestre. Os astronautas Vladislav Vólkov, Gueorgui Dobrovolski, Viktor Patsayev estavam a um passo de voltar para casa, porem ninguém imaginava que, naquele instante nascia um dos maiores mistérios da história aeroespacial.
A nave estava sem contato direto com a base, mas udo indicava um entrada normal na biosfera. No entanto, ao abrir a escotilha os técnicos se surpreenderam, encontraram os três astronautas sorrindo, sem fazer movimento algum. Todos mortos!
A partir daí surgiram muitas hipóteses para tentar explicar porque a tripulação da Soyuz XI morreu apesar de todas as condições parecerem normais durante a aterrissagem. Seus corpos não apresentavam deformações alguma e, longe de terem morrido com medo, seus rostos sorriam placidamente.
A última troca de palavras entre a tripulação e a base terrestre foi:
"Aqui Yantar", disse Dobrovolski. "Tudo vai perfeitamente a bordo. estamos em plena forma. Preparados para a aterrissagem. Já vejo a estação. O sol brilha". "Até daqui a pouco, Yantar", respondeu o controle na Terra. "Logo nos veremos na pátria".




Nenhum comentário:

Postar um comentário